fbpx

Gestão Responsabilidade Social

Nós ajudamos a sua organização a entender e implantar os requisitos da ISO 16001 em todos os processos

AGREGANDO VALOR A SOCIEDADE E AO AMBIENTE QUE VIVEMOS

Gestão de Responsabilidade Social ISO 26001

Responsabiliade Social, segundo a ISO 26000:2010, Norma Internacional que estabelece tais Diretrizes, afirma que “a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios, bem como, responsabilizar-se”.

De acordo com a ABNT NBR ISO 26000:2010 e ABNT NBR 16001:2012 e definição de Responsabilidade Social é:

“Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento, e esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.”

Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.

A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre:

  • conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social;
  • histórico, tendências e características da responsabilidade social;
  • princípios e práticas relativas à responsabilidade social;
  • os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;
  • integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência;
  • identificação e engajamento de partes interessadas;
  • comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social.

A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 constitui em declaração falsa e incompatível com o propósito da norma. Somente a NBR 16001 é uma norma de sistema de gestão, passível de auditoria, estruturada  em requisitos verificáveis, permitindo que a organização busque a certificação  por uma terceira parte, o que não ocorre com a ISO 26000 que é uma norma de diretrizes.

Qualquer declaração de que um certificado de conformidade com a ABNT NBR 16001 corresponderia ao atendimento às diretrizes da ABNT NBR 26000
implicaria em desentendimento aos objetivos da Norma. No entanto, a adoção da ABNT NBR 16001  pode auxiliar a organização no processo de
implementação de algumas diretrizes da ABNT NBR 26000.

A Norma estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão de responsabilidade social, permitindo que a organização formule e implemente uma política e objetivos que levem em conta seus compromissos com:

       a) a responsabilização (accoutability) a transparência;

       b) o comportamento ético;

       c) o respeito pelos interesses das partes interessadas;

       d) o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização;

       e) o respeito às normas internacionais de comportamento;

       f)  o respeito aos direitos humanos e

       g) a promoção do desenvolvimento sustentável.

 

A norma é passível de integração com outros requisitos de gestão e estabelece critérios que se aplicam a qualquer tipo e porte de organização que deseje:

  • implantar, manter e aprimorar um sistema de gestão da RS;
  • assegurar-se de sua conformidade com a legislação aplicável e com a sua política da RS;
  • apoiar o engajamento das partes interessadas;
  • demonstrar conformidade  com a Norma  seja realizando auto avaliação e emitindo autodeclaração da conformidade, seja buscando confirmação de sua conformidade por partes  interessadas ou partes externas à organização; seja buscando a certificação do seu sistema de gestão da responsabilidade social por uma organização externa.

CLIENTES DO SUCESSO

"Agregação de valor que os projetos socioambientais fornecem ao nosso cartório a toda sociedade não tem preço! Isso foi possível com a iniciativa da Especialista!
Dra. Niuara Borges
Tabeliã Cartório 2º Ofício Barra do Bugres / MT Presidente AnoregMT 2017/2018
"Nossos projetos sociais realizados com a orientação da Especialista fez com que a imagem do nosso Cartório se torna-se referência em nossa cidade.”
Dra. Velenice Dias
Tabeliã Cartório 2º Ofício Rosário Oeste / MT Presidente IEPTB/MT 2017/2018

RESULTADO ESTÁ EM NOSSO DNA!

É O QUE VOCÊ PRECISA HOJE?

Íntegra Soluções Empresariais – CNPJ 11.938.187/0001-95
© Copyright 2012-2019 | Todos os direitos reservados

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support