Diagnóstico organizacional
é um conjunto de ações e análises que irá auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua empresa, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. Com isso, seria possível identificar e até mesmo prevenir problemas, bem como encontrar soluções mais certeiras para resolvê-los.
O que é preciso é saber como fazer um diagnóstico organizacional, com os profissionais qualificados para esta atividade. Só que, além de apenas fazer um diagnóstico da situação atual da empresa, é necessário que, após o mapeamento das percepções levantadas e da elaboração de um plano de ação, o empresário precisa fazer o acompanhamento, direcionar as ações que serão implementadas.
Para se fazer esse diagnóstico organizacional é preciso:
1. Levantamento das informações
As informações devem ser levantadas diretamente com os colaboradores, com a aplicação de entrevistas, análises de documentos, de sistemas e de todo o complexo que envolve as operações realizadas dentro da empresa. O levantamento de informações é essencial para criar bases para a busca de soluções.
2. Análise das informações
Nesta fase é preciso reunir todas as informações coletadas, apresentando-as em forma de relatórios, gráficos, planilhas e outros métodos que possam mostrar tudo o que foi apurado e que precise de alguma modificação.
3. Identificação dos problemas
Esta é uma etapa de investigação, onde é necessário fazer um levantamento de fatores que possam ser causadores de problemas, identificando onde estão concentrados esses fatores e, dentro de cada problema também identificar as causas de maior importância, destacando aquelas que podem ser atacadas em primeiro lugar e as que demandam maiores estudos, criando um controle geral sobre esses fatores.
O diagnóstico organizacional demanda, antes de qualquer coisa, pessoal qualificado, que possa analisar o sistema total, englobando todas as atividades da empresa, desde o básico e primário, como logística e matéria prima, até a colocação do produto final no mercado, quando se trata de uma indústria; ou desde o primeiro contato com os fornecedores até o pós-venda, quando se trata de uma empresa comercial.