A ISO 37001 é o Sistema de Gestão Antissuborno desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization).
A boa notícia é que a ISO 37001 segue o anexo SL. Se sua empresa é certificada ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001 por exemplo, você perceberá que a estrutura da ISO 37001 também segue o formato do anexo.
Outro destaque da ISO 37001 é que se trata de um sistema certificável.
Benefícios da ISO 37001
- Minimizar o risco – A certificação ISO 37001 ajudará a sua organização a implementar ou melhorar controles para combater o suborno e reduzir o risco de ocorrência de suborno.
- Confiança das partes interessadas – Ao demonstrar a conformidade com a norma ISO 37001, suas partes interessadas podem se sentir confiantes de que sua organização tomou medidas razoáveis para prevenir o suborno.
- A Lei Brasileira 12.846/2013 – A certificação ISO 37001 exige que você implemente uma política antissuborno e nomeie alguém para supervisionar a conformidade com essa política. Isso garante que todos os colaboradores compreendam o que se espera deles, ajudando a sua organização a permanecer dentro da lei.
- Proteção do Ministério Público – No caso de uma investigação criminal, uma certificação na ISO 37001 permitirá que sua organização demonstre que foram tomadas medidas responsáveis para prevenir o suborno.
- Vantagem competitiva – Ao realizar propostas comerciais, a certificação ISO 37001 demonstra que sua organização trabalha com as melhores práticas da indústria, permitindo que você fique à frente da concorrência.
A ISO 37001 é aplicável apenas a suborno, porém as organizações certificadas podem implementar controles dentro de seu sistemas de gestão outras modalidades de corrupção como por exemplo a Fraudes, Lavagem de Dinheiro, Cartel, Antitruste, etc. A certificação ISO 37001 é a única certificação com reconhecimento internacional para um programa de compliance, já adotada em diversos países e referência para grandes organizações.
Obviamente nenhum programa anticorrupção é completamente infalível, visto que o fraudador sempre busca brechas para burlar o sistema.
No entanto, a partir do momento em que se institui um processo de controle e análise dos riscos, a chance de estes ocorrerem é sempre menor. Ao implementar a ISO 37001, a organização demonstra sua preocupação em respeitar a legislação e seu compromisso no combate à corrupção. E do ponto de vista empresarial, agir de acordo com a lei é uma questão de sobrevivência.
Já a norma ISO 19600 fornece orientações abrangentes, com exemplos úteis e fáceis de se seguir, para as empresas que desejam implementar um ou
comparar sua estrutura já existente com o padrão internacional oficialmente estabelecido. Seus benefícios incluem padronização de documentos e processos, maior qualidade de produtos e serviços, fortalecimento da imagem da empresa, redução de custos entre outros.
Como o cumprimento da compliance também envolve o combate a atos ilícitos dentro de um ambiente empresarial, podemos dizer que a ISO 37001 complementa a ISO 19600.
Os temas envolvidos no Compliance (ISO 19600) são multifacetados, abrangendo, dentre outros, legislação e riscos relacionados à governança, tributos, trabalhista, ambiental, responsabilidade social, conduta profissional, concorrencial, segurança da informação, etc., incluindo também os requisitos anticorrupção e antissuborno (ISO 37001).
• O tema abrangido pela ISO 37001 é restrito a suborno (não aborda especificamente fraude, cartéis e outros delitos antitruste/ anticoncorrencial, lavagem de dinheiro ou outras atividades relacionadas a práticas corruptas):
- Nos setores público, privado e sem fins lucrativos;
- Da ou pela organização;
- Do e pelo pessoal da organização ou para seu benefício;
- Dos e pelos parceiros de negócio da organização;
- Direto ou indireto
Consulte-nos para implantar essas diretrizes em sua organização!