fbpx

Gestão Antissuborno e Compliance

Nós ajudamos a sua organização a entender e implantar os requisitos da ISO37001 e NBR 19600 em todos os processos

COMBATENDO A CORRUPÇÃO EM TODOS OS MOMENTOS

COMPLIANCE E ANTISSUBORNO

A ISO 37001 é o Sistema de Gestão Antissuborno desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization).

A boa notícia é que a ISO 37001 segue o anexo SL. Se sua empresa é certificada ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001 por exemplo, você perceberá que a estrutura da ISO 37001 também segue o formato do anexo.

Outro destaque da ISO 37001 é que se trata de um sistema certificável.

Benefícios da ISO 37001
  • Minimizar o risco – A certificação ISO 37001 ajudará a sua organização a implementar ou melhorar controles para combater o suborno e reduzir o risco de ocorrência de suborno.
  • Confiança das partes interessadas – Ao demonstrar a conformidade com a norma ISO 37001, suas partes interessadas podem se sentir confiantes de que sua organização tomou medidas razoáveis para prevenir o suborno.
  • A Lei Brasileira 12.846/2013 – A certificação ISO 37001 exige que você implemente uma política antissuborno e nomeie alguém para supervisionar a conformidade com essa política. Isso garante que todos os colaboradores compreendam o que se espera deles, ajudando a sua organização a permanecer dentro da lei.
  • Proteção do Ministério Público – No caso de uma investigação criminal, uma certificação na ISO 37001 permitirá que sua organização demonstre que foram tomadas medidas responsáveis para prevenir o suborno.
  • Vantagem competitiva – Ao realizar propostas comerciais, a certificação ISO 37001 demonstra que sua organização trabalha com as melhores práticas da indústria, permitindo que você fique à frente da concorrência.
 
A ISO 37001 é aplicável apenas a suborno, porém as organizações certificadas podem implementar controles dentro de seu sistemas de gestão outras modalidades de corrupção como por exemplo a Fraudes, Lavagem de Dinheiro, Cartel, Antitruste, etc. A certificação ISO 37001 é a única certificação com reconhecimento internacional para um programa de compliance, já adotada em diversos países e referência para grandes organizações.
 

Obviamente nenhum programa anticorrupção é completamente infalível, visto que o fraudador sempre busca brechas para burlar o sistema.

No entanto, a partir do momento em que se institui um processo de controle e análise dos riscos, a chance de estes ocorrerem é sempre menor. Ao implementar a ISO 37001, a organização demonstra sua preocupação em respeitar a legislação e seu compromisso no combate à corrupção. E do ponto de vista empresarial, agir de acordo com a lei é uma questão de sobrevivência.

Já a norma ISO 19600  fornece orientações abrangentes, com exemplos úteis e fáceis de se seguir, para as empresas que desejam implementar um ou
comparar sua estrutura já existente com o padrão internacional oficialmente estabelecido. Seus benefícios incluem padronização de documentos e processos, maior qualidade de produtos e serviços, fortalecimento da imagem da empresa, redução de custos entre outros.

Como o cumprimento da compliance também envolve o combate a atos ilícitos dentro de um ambiente empresarial, podemos dizer que a ISO 37001 complementa a ISO 19600.

Os temas envolvidos no Compliance (ISO 19600) são multifacetados, abrangendo, dentre outros, legislação e riscos relacionados à governança, tributos, trabalhista, ambiental, responsabilidade social, conduta profissional, concorrencial, segurança da informação, etc., incluindo também os requisitos anticorrupção e antissuborno (ISO 37001).

• O tema abrangido pela ISO 37001 é restrito a suborno (não aborda especificamente fraude, cartéis e outros delitos antitruste/ anticoncorrencial, lavagem de dinheiro ou outras atividades relacionadas a práticas corruptas):

  • Nos setores público, privado e sem fins lucrativos;
  • Da ou pela organização;
  • Do e pelo pessoal da organização ou para seu benefício;
  • Dos e pelos parceiros de negócio da organização;
  • Direto ou indireto
 
Consulte-nos para implantar essas diretrizes em sua organização!

CLIENTES DO SUCESSO

"A Especialista nos ajudou a implantar os requisitos da ISO37001 com um Programa de Compliance com ênfase nos requisitos de Antissuborno e Corrupção, que foi muito elogiado na auditoria!”
Dra. Niuara Borges
Tabeliã Cartório 2º Ofício Barra do Bugres / MT Presidente AnoregMT 2017/2018
"Nossa política de Compliance que mantém os requisitos Antissuborno e Corrupção elaborados pela Especialista, faz toda a diferença na orientação dos meus colaboradores, criado de forma clara e simples.”
Dra. Velenice Dias
Tabeliã Cartório 2º Ofício Rosário Oeste / MT Presidente IEPTB/MT 2017/2018

RESULTADO ESTÁ EM NOSSO DNA!

É O QUE VOCÊ PRECISA HOJE?

Íntegra Soluções Empresariais – CNPJ 11.938.187/0001-95
© Copyright 2012-2019 | Todos os direitos reservados

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support